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Como Criar Estratégias Digitais Para Um Negócio B2B?



O Que é Um Negócio B2B?


Negócio B2B, são aqueles caracterizados por um tipo de transação comercial, de produtos ou serviços de uma empresa para outra.


Quais os Maiores Desafios Para Criar Estratégias B2B?


Um dos maiores desafios ao criar estratégias B2B é pensar:


Como gerar valor e ganhar a confiança do público alvo, tendo em vista que as decisões de compras B2B, ao contrário das B2C, não são tomadas pela emoção, mas levando em conta outros vários fatores e algumas vezes com mais de um decisor?


Por outro lado, assim como no B2C, a negociação será conduzida por uma pessoa que buscará maximizar ao máximo os benefícios recebidos na aquisição do produto ou serviço.


Em tempos de Estratégias Digitais, O Grande Desafio é:


Como Chegar a Esta Pessoa?


Como aparecer para um Comprador no momento que ele pesquisa algo buscando resolver um determinado problema?


Ou busca novos fornecedores para um setor da empresa?


A empresa que ainda estiver presa somente ao velho catálogo de produtos ou centralizar sua estratégia digital apenas em redes mais formais, como o Linkedin, certamente ficará em desvantagem, se comparada a outras que diversificam seus investimentos em estratégias digitais.


Tenha em conta o fato de que mesmo sendo B2B, teremos uma pessoa responsável por pesquisar, analisar e decidir uma compra.


O Grande Desafio Aqui é:


Onde está esta pessoa, em quais redes sociais ou como pesquisa novos fornecedores?


É preciso um trabalho de marketing, para monitorar as mudanças do mercado e chegar até o cliente.


Criar Estratégia Digital é Criar Um Caminho Para Chegar aos Decisores?


Há algumas formas de criar estratégias para negócios B2B entre elas:


  • Investir em Marketing de Conteúdo


Esta é uma estratégia que visa criar conteúdo de valor com o objetivo de atrair e conquistar a atenção do público alvo.


Sempre pensado cuidadosamente em responder dúvidas e apresentar soluções para dores específicas.


Levando em consideração, não apenas tudo o que conhece sobre o cliente, mas estando atento às mudanças de mercado onde seus clientes atuam e desta forma se antecipar criando conteúdos atualizados que respondam a novas dúvidas ou desenvolvendo produtos e serviços que venham a atender suas necessidades.


Estes conteúdos podem ser; ebooks, blog posts, notícias do setor, newsletter, etc.


Esta é uma excelente alternativa para uma empresa que deseja se tornar referência no seu mercado de atuação e estar no lugar certo, na hora certa.


  • Investir em Campanhas de Link Patrocinados


São campanhas de anúncios online, criadas de forma muito estratégica, utilizando vários tipos de segmentações, como:


demográficas, geolocalização, interesses, etc.


Com investimento financeiro a empresa poderá chegar mais rápido a mais pessoas, apresentando seus produtos, gerando novos leads e novos negócios.


Para saber mais sobre como criar campanhas para negócios B2B, recomendamos a leitura do nosso Blog Post sobre este tema.


  • Conhecendo a Fundo Sua Persona


Para implementar qualquer tipo de estratégia, a empresa precisa conhecer a fundo sua persona e o mercado de atuação, sem este conhecimento fica difícil combinar estratégias que sejam de fato eficazes.


O conhecimento pode acontecer através de visitas a clientes atuais ou potenciais de modo a entender como utilizam os produtos ou serviços do portfólio da empresa.


Através de pesquisas via formulários ou por telefone.


Conversando com a equipe de vendas ouvindo sobre as principais objeções e dúvidas que surgem nos processos de vendas no dia a dia.


São formas práticas de conhecer seus clientes e a partir deste perfil desenvolvido, saber que tipo de clientes estamos buscando.


É comum que no mercado B2B, as negociações se prolonguem por mais tempo, até chegar ao fechamento, durante esta negociação, é importante estar presente, em contato com o cliente.


A presença digital é e é uma forma de estar próximo, por isso a importância da criação de conteúdos estrategicamente pensados, para transmitir mensagens e mostrar conhecimento e autoridade.


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