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Empreendedor, Como Utilizar as Redes Sociais Para Divulgar Sua Empresa?

Atualizado: Jan 28

Não é segredo para ninguém, que as redes sociais são hoje a "vitrine" de qualquer negócio, seja ele físico, virtual, de produto ou serviço.


É quase automático ao pesquisar para aquisição de algum produto ou serviço, procurar informações nas redes do fornecedor, para saber:


Como pensam, o que falam desta empresa "qual bandeira" levantam, quais seus propósitos como empresa.


Por isto, é fundamental ter suas redes sociais bem atualizadas e "prontas para receber visitas".


Neste post vamos falar sobre algumas dicas importantes para você tirar o melhor proveito destes Canais 24h por dia.




Primeiramente é importante fazer um estudo para saber em quais das redes sociais disponíveis os seus clientes estão presentes.


Lembre-se, nem todas as redes sociais são para todos os públicos.


Por isto a importância de definir muito bem sua persona. Falaremos sobre isto em outro post.


Tenha em mente que as publicações que fará, serão para o seu público alvo, sua persona, e não para você.


Por isto, faça o exercício de se colocar no lugar dele, pense "o quê poderia ser uma objeção" que o faria desistir ou ter dúvidas no momento de adquirir seu produto ou serviço.


Pense em quais são suas dores, desejos e necessidades, que você poderia sanar e produza conteúdos que falem sobre isto de forma positiva e esclarecedora.


Defina um tom de voz, e utilize uma linguagem clara e fácil de compreender.


Se o seu produto é algo técnico, pense que nem todos poderão compreender "jargões da área" ou palavras muito técnicas, então, se o seus interesse é por um público mais amplo, utilize uma linguagem bem escrita mas simples e de fácil compreensão .


A menos é claro, que você queira afunilar bem e direcionar para um público bem específico, tipo;


Só realmente quem poderia se interessar em comprar é quem vai compreender. Os demais são parte de um público que não será relevante para nossa empresa neste momento. Esta também é uma estratégia.


Neste caso produza material para estas pessoas.


Trace estratégias claras, tenha um calendário editorial onde você defina com sua equipe tudo o que deverá ser publicado durante aquele mês.


Como Definir Um Calendário Editorial


Uma dica legal se você não tem um Departamento de Marketing, uma Agencia ou um Assessoria em Marketing Digital te assessorando, é:


No final de cada mês tente reunir sua equipe, pode ser equipe de vendas, (eles conhecem mais do que ninguém) as objeções dos clientes.


Se você tiver produção, pegue um representante, se o seu produto é vendido no mercado considere pegar algum outro profissional mesmo que não seja diretamente ligado a vendas, mas que seja consumidor do seu produto.


A ideia é ouvir e conhecer opiniões e visões diferentes, sobre o seu produto ou serviço, de pessoas que são consumidoras, mas que também conhecem a empresa por dentro.


PS. Deixe sua equipe tranquila, explique qual o objetivo do papo deixe claro que é para entender melhor o produto ou serviço e melhorar os canais de vendas.Ouça com atenção, não leve para o lado pessoal.


A partir desta troca de ideias, poderão surgir grandes sugestões para produção de conteúdos que realmente irão impactar o seu cliente.


Anote todas as dicas que surgirem e a partir delas crie títulos e monte um calendário editorial para cada dia da semana.


A qualidade é mais importante do que a quantidade, por isto não foque em muitos, mas em bons materiais.


A agenda é importante pois você poderá definir em quais dias irá publicar par evitar uma semana publica outra não.


Tente publicar no mesmo horário também, observe o retorno vai te ajudar a entender, quais os melhores horários para publicações.


Este material ficará disponível nas suas redes, é como se você fosse montando uma "biblioteca" para ser consultada (pelo seu público) no caso de uma dúvida ou outra.


É uma forma também, de você mostrar para o seu público "olha eu conheço meu produto" sei do que estou falando.


Quanto as Redes Sociais, as que mais se destacam ultimamente no mundo dos negócios, são Instagram, Facebook e Linkedin cada uma delas com seus objetivos próprios.


Por isto a necessidade de avaliar onde está o seu público.



Linkedin


Uma rede com conteúdo mais voltado para profissionais e empresas.


Você pode ter um perfil voltado a atrair novos clientes.


Para isto deverá destacar como poderá ajudá-los, e não ficar falando de você. "Linkedin não é Curriculum"


No título, coloque "sem ser genérico" uma definição sucinta de O que você faz, e o que poderá fazer pelos seus clientes.


Utilize palavras chaves que definam sua atividade.


Na descrição, escreva um bom resumo.


Inclua diferenciais, qual sua missão, qual a razão da missão deixando claro como poderá ser útil.


Inclua certificações se tiver e referências.


Instagram


Uma das queridinhas atualmente devido a praticidade tanto para quem publica quanto para quem acompanha.


Oferece possibilidades variadas, como: Publicações no feed, stories, vídeos você pode acrescentar uma Linktree ou uma Flow Page à sua Bio onde poderá colocar seu site, outras páginas ou canais que poderão ser acessados através de um link.


Poderá promover suas publicações e criar um público que pouco a pouco poderão se ornar clientes também.


Facebook


Apesar de vir perdendo adeptos nos últimos tempos, ainda é uma rede onde vale a pena expor seu trabalho.


Lembre-se de variar as postagens, apesar de ser possível de forma muito pratica publicar nas duas redes ao mesmo tempo, Facebook e Instagram, não é aconselhável você acaba perdendo seguidores de uma ou de outra.


Seja qual for a sua escolha esteja presente no mundo digital para divulgar seu trabalho e tornar sua marca conhecida.




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