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Saiba Como Criar Campanhas B2B



Pensando em uma campanha de Marketing Digital bem estruturada, considerando que cada negócio tem suas peculiaridades e personalidade própria, um bom gestor de marketing não vai tratar a criação de uma campanha como uma "commodity”, replicando técnicas para lá e pra cá.


A criação da campanha é a última parte do processo.


Antes de chegar até este momento, muito trabalho já foi realizado.


Se o assunto é criar uma Campanha para B2B, seja para Google ou Facebook ADS, o tratamento é ainda mais especial.



Pois quem será a persona?


  • O negócio?


  • O Diretor?


  • O setor de compras?


  • A secretária que vai fazer uma pesquisa para aquisição?



Estratégias Para Criação de Campanhas B2B



Será necessário uma combinação de estratégias, para fazer sua mensagem chegar a todos os envolvidos no processo e desta forma atingir o objetivo seja de agendar uma reunião, ou realizar uma venda.



Como Iniciar a Criação de Uma Campanha B2B?



“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, e o destino também não importa”.


Ao iniciar uma campanha, mesmo que ela não seja B2B, faça uma análise geral.


Um levantamento dos dados que serão a base para a estruturação da campanha. Assim, será mais fácil ter um direcionamento.



Faça um checklist sobre:


  • Produto ou serviço.

  • Qual o posicionamento da empresa?

  • Qual a mensagem que a empresa deseja transmitir ao seu cliente.

  • Quais seus diferenciais?

  • Quem são seus concorrentes?

  • Quais são seus objetivos com esta campanha?

  • Qual o investimento destinado a Marketing Digital? Tendo isto em mãos, ficará mais fácil fazer a distribuição.

  • Qual segmento pretendo alcançar?

  • Qual o comportamento do meu cliente?

  • Que problema o produto resolve, ou que dor ele sana.



Estes dados em mãos, serão a base para iniciar o processo de criação de campanhas que tragam bons resultados.


Para atingir bons resultados com uma campanha de marketing digital, é necessário ter clareza sobre como o negócio funciona.



A partir desta clareza, será possível criar boas estratégias e encontrar os diferenciais do negócio para trabalhar a comunicação sobre estes diferenciais, fazendo com que a mensagem chegue a pessoa certa e se destaque em meio a tantas outras.


“Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou a vitória”.

Sun Tzu, general e estrategista militar.



Qualquer tática aplicada a uma campanha, será inútil se não tiver como base uma boa estratégia.



E a criação de uma boa estratégia só será possível com conhecimento sobre o funcionamento do negócio e os objetivos da empresa e da campanha.



Utilize os Canais de Forma Estratégica



Uma vez levantados estes dados, é hora de definir quais os canais mais indicados para colocar em prática e iniciar as Campanhas.


Como dissemos antes, a criação da campanha é o último passo do processo.


Em paralelo a criação da campanha Google ou Facebook ADS, considere também outras ações em outros canais, pois eles servirão de apoio ao bom desempenho da campanha, impactando o público desejado em outros estágios do funil.


Combinar canais é importante pois teremos mais chances de fazer nossa mensagem chegar ao nosso público de interesse.


Ações com email marketing, vídeos no youtube ou Instagram, são algumas alternativas.



A Criação da Campanha Google ou Facebook ADS para B2B


Com o checklist e o levantamento das informações acima mencionados, você terá material para:


  • Escrever uma boa copy de anúncio que seja eficaz, clara, simples e objetiva.

  • Saber como segmentar a campanha.

  • Decidir quais palavras chaves utilizar e quais precisam ficar de fora e deverão ser negativadas no caso de campanhas no Google ADS.

  • Quais os interesses deste público.



Campanhas Facebook


Uma vez definido, após fazer o levantamento dos dados acima, e de outros que você considerar importante e concluindo que campanhas no Facebook podem ser interessantes para o negócio agora:


Instale o Pixel do Facebook


O primeiro passo é instalar o pixel, é uma ferramenta de análise que permite mensurar a eficácia da sua publicidade com base nas ações que as pessoas realizam no seu site.


Crie Públicos Personalizados


Esta é uma ótima estratégia para ter bons resultados no Facebook em campanhas B2B.


Público Personalizado Envolvimento


Você poderá criar públicos personalizados de envolvimento na sua página, mostrar uma campanha para pessoas que já se envolveram é muito mais eficaz do que mostrar para quem nunca viu sua empresa.



Público Personalizado Lista de Clientes


Crie uma base em uma lista de clientes, forneça informações ao Facebook sobre seus clientes existentes. Desta forma a inteligência do Face vai te ajudar a encontrar o público desejado para este anúncio.


Segmentações Facebook


Você também poderá segmentar a campanha por região, dados demográficos, interesses, etc. Uma boa segmentação também vai ajudar você a encontrar o seu público ideal.


Campanha no Google


Se sua campanha for no google, também será possível personalizá-la.


Segmentando por palavras chaves, dados demográficos, público ou região se for Google ADS.


Ou escolha em quais canais você deseja que sua campanha apareça se for YouTube.


Seja qual for a sua escolha, tenha sempre em mente que campanhas B2B têm suas necessidades especiais.


Sempre será preciso fazer um “mise em place” das campanhas, e quanto mais detalhista melhor suas campanhas e consequentemente, melhores os resultados.









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