Buscar
  • Bia Cruz

Trabalho Remoto, Já Foi Uma Opção de Vida. Hoje é Uma Necessidade!

Atualizado: Jan 28



O trabalho remoto vinha crescendo ao longo dos últimos anos, como uma opção a mais de conseguir uma remuneração ou como uma opção de vida, pela liberdade e flexibilidade que proporcionava.


O sonho de viajar, trabalhar de onde quisesse. Calma!


Este sonho não acabou, digamos que em "tempos de coronavirus" Os objetivos principais mudaram.


A ótima notícia, é que toda tempestade tem um final, e como cantaria Alejandro Sanz. " Después de la tormenta siempre llega la calma! (ou depois da tempestade sempre chega a calma). O sol sempre voltará a brilhar.


Ou seja, se você começar agora com trabalho remoto, Home Office, depois quando esta crise passar, você poderá desfrutar das sua conquistas atuais.


Não tenha medo, e não precisa esperar "descobrir a fórmula da pólvora" para iniciar.


Liste as suas principais competências, com certeza você encontrará algo que poderá transformar em serviço e será útil para alguém.


Cada vez mais pessoas já vinham descobrindo e aderindo a este formato.


A velha “ Segurança de um emprego com carteira assinada”, Segurança??  O que é isto?

Na primeira crise você pode ser demitido assim!


Num estalar de dedos, e muitas vezes apenas neste momento se dará conta do muito que perdeu em qualidade de vida, de tantas coisas que abriu mão pela tão sonhada estabilidade.


Não quero aqui falar mal da CLT, eu mesma já fui empregada e sim, vivi e construí muitas coisas graças a isso.


Apenas quero abrir os olhos para o fato de que o mercado de trabalho está mudando de formato, e muitos postos trabalho estão sendo extintos isso é uma realidade que não se pode negar.


Mas a boa notícia, é que por estes mesmos motivos novas profissões estão surgindo, trazendo consigo novas oportunidades de realização pessoal, e de sonhos, como poder fazer seu próprio horário, viajar pelo mundo trabalhando, acompanhar o crescimento dos seus filhos, ler, praticar esportes, enfim, há muita vida após uma demissão.


Muitos não precisaram perder um emprego para aderir a este formato, tomaram esta decisão, assumindo os riscos iniciais, e a maioria não se arrepende.


Apesar de toda esta flexibilidade e liberdade, este formato de trabalho requer muita disciplina e dedicação, é necessário estabelecer horários de trabalho, precificar sua atividade, etc. Sobre este tema falaremos um outro dia.


Em Quais Profissões Posso Trabalhar de Forma Remota?


A Pandemia mostrou várias profissões com novas possibilidades para desenvolver o trabalho de forma remota.


Entre elas:


Secretariado Remoto, um profissional que vai dar assistência administrativa a outros profissionais liberais ou pequenas e médias empresas, utilizando a experiência profissional adquirida ao longo dos anos, e as ferramentas virtuais disponíveis que criam a proximidade necessária para o desenvolvimento de todas as atividades requeridas, de forma rápida e segura;


Gerente Marketing digital, um profissional que soma a experiência no Marketing “ tradicional”, com conhecimentos diversos em mídias digitais, e vai colaborar com a divulgação e a comercialização de produtos e serviços de outras empresas e profissionais liberais;


Outras profissões ligadas a informática, como Engenheiros de Software, Hackers, profissionais que trabalham com proteção de dados e informações em redes sociais;

Consultores, Contábeis, Jornalistas, enfim, a um leque bem amplo de possibilidades, o importante é fazer um check list dos seus conhecimentos, experiências profissionais, formação acadêmica e entender como você pode atuar neste formato de trabalho.


Outra boa notícia, é que em outros países como EUA, Canada, Austrália, alguns países da Europa, isto já não é mais novidade, há muito tempo, e com a Internet e todos os recursos da informática, você não precisa necessariamente estar restrito a buscar / oferecer seus serviços apenas no Brasil.


Poderá tranquilamente trabalhar com / para outras empresas em outros países.


Algumas das plataformas que são internacionais:


1) Workana


Empresas de vários países oferecem oportunidades para Free lancers em diversas áreas, todos os dias há novas publicações de ofertas de novos projetos, é bem dinâmico.


2) Remote Working


Para pessoas que não gostam de “ Ir para o trabalho”


3) Workatho.me


Oferece oportunidades no formato tradicional e Home Office


4) Remote OK


Muitas oportunidades para as áreas de tecnologia, mas apresentam também ofertas para outras áreas.


5) Skip the Drive


Não é necessário se registrar no site


6) Working Nomads


Estas empresas, oferecem oportunidades para jornada complete, ou projetos. São muito cuidadosos com as ofertas que publicam.


O Sebrae também disponibiliza vários treinamentos e consultorias para você que está no início, sem saber que caminho seguir


Pessoal, espero que seja útil para vocês, em uma próxima publicação, trarei outras empresas que oferecem trabalho remoto, ou Home Office.


Também a mensagem que quero transmitir é não se desanime, na história da humanidade, já tivemos muitas crises, maiores e menores do que a que vivemos hoje.


Já temos algumas certezas:


Elas passam, deixam sempre muitas marcas, algumas boas, outras nem tanto.


Mas em todas as grandes crises que vivemos, que em seu momento pareciam intransponíveis.


Sempre teve uma parcela muito grande de pessoas que saíram muito melhor do que entraram.


Acredite, você pode ser uma delas.


"Invente, tente, Faça Diferente" e faça a diferença.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo